A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O CORPO DO ADOLESCENTE
- elessandromestrado
- 19 de mar.
- 1 min de leitura
O culto ao corpo, também conhecido como corpolatria, é geralmente influenciado pela mídia. Atualmente, os corpos esguios (comprimido, fino, de espessura reduzida), abdômen definido, corpo bronzeado são algumas das sugestões para que as pessoas sigam. Mas apenas uma pequena parcela atinge tais objetivos. Grande parte das pessoas, ao perseguirem esses ideais de beleza, ficam pelo caminho e, muitas vezes, apelam para formas nada saudáveis para conseguirem seus objetivos.

Na verdade, a busca incessante pela beleza traz grandes vantagens para muitas empresas, que vendem seus produtos muitas vezes por preços absurdos. Diante dessas circunstâncias, será que você, como adolescente, tem autonomia sobre sua identidade corporal, ou é influenciado por uma lógica social de consumo em grande parte da mídia?
(...) Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar a minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado.
Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias tão pessoais?
Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Eu sou a coisa, coisamente.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Procuraremos evidenciar as relações entre o corpo, a mídia, o consumo e outras diversas formas de dominação ou exploração cultural, através de uma análise crítica, procurando esclarecer como isso acontece e apontando, se possível, formas de superação de tais modelos vigentes.
REFERÊNCIA
Educação Física / vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006. p. 213-214.





Comentários